Mato Grosso do Sul ganhou destaque nacional pela criação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica (Fadeb), considerada por especialistas um divisor de águas para o ensino, principalmente em matemática.
Segundo a educadora Katia Smole, da USP, o projeto colabora com municípios e apoia escolas e professores para recompor aprendizagens, com potencial de transformar o ensino da disciplina no médio prazo.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt, também destacou a atuação do Estado no regime de colaboração com União e municípios, elogiando a liderança do secretário estadual de Educação, Hélio Daher.
Durante o 9º Congresso Internacional de Educação, realizado pela Jeduca em São Paulo, gestores e pesquisadores reforçaram a importância da Fadeb como instrumento de articulação das 80 redes públicas do Estado, além de atrair investimentos e fortalecer políticas voltadas à alfabetização, ensino médio e educação infantil.
Os resultados já aparecem: Mato Grosso do Sul foi o segundo Estado que mais cresceu em alfabetização no Brasil. Em 2023, 47,4% dos estudantes estavam alfabetizados; em 2024, o índice subiu para 55,8%, superando a meta estabelecida.
Fonte: correiodoestado
Imagem: Paulo Ribas

